Ultrassonografia

A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem que usa como princípio físico o ultrassom. As imagens são formadas a partir dos ecos gerados pela interação das ondas de ultrassom com os tecidos do corpo.

O ultrassom é uma onda mecânica, como o som, porém em freqüência muito mais alta que as do som que podemos ouvir. Portanto o método não utiliza radiação ionizante como os Raios X e a Tomografia Computadorizada.

Suas aplicações são várias e abrangem a grande maioria das especialidades médicas. A ultrassonografia permite a avaliação acurada de órgãos abdominais como o fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga e próstata.

É particularmente útil na avaliação da pelve feminina (útero e ovários), além da avaliação do feto no interior do útero materno tecidos superficiais como as mamas, tireóide, glândulas salivares, tendões e músculos também são muito bem avaliados pela ultrassonografia.

Com o recurso do Doppler, a ultrassonografia pode avaliar o fluxo sanguíneo em artérias e veias.

É um dos métodos mais utilizados para orientar procedimentos invasivos como punções, biópsias e drenagens de coleções, tornando os procedimentos muito mais seguros.