EXAME - TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

O que é tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame complementar de diagnóstico que consiste de imagens obtidas de várias "fatias" ou secções do corpo através da exposição dos raios-x.

 

Para obter essas imagens, o paciente é colocado numa mesa que se desloca para o interior de um anel de cerca de 70 cm de diâmetro. À volta deste encontra-se uma ampola de raios-X, num suporte circular designado gantry.

Do lado oposto à ampola encontram-se os detectores, responsáveis por captar a radiação e transmitir essa informação ao computador ao qual está conectado.   Todos esses passos são programados em um  computador de acordo com um protocolo já estabelecido pelo médico e realizado geralmente por um biomédico ou tecnólogo.  

As informações recolhidas pelos detectores voltam para o computador e são processadas a analisadas pelo médico em uma estação de trabalho. Como a tomografia utiliza radiação ionizante é fundamental que o local da realização do exame seja bem definido e realizado de forma precisa.

Existem vários aparelhos, os mais modernos são chamados de multislices porque conseguem obter “fatias” (slices) mais finas e possuem detectores mais precisos. Graças a isso, as imagens possuem qualidade superior, o que permite ao médico analisá-las e obter um diagnóstico mais preciso.

Diferentemente da radiografia convencional, que apresenta as estruturas do corpo sobrepostas, a tomografia permite ao médico fazer distinção melhor entre os tecidos e assim diagnosticar mais facilmente e com maior precisão alterações e doenças.  

O uso do contraste iodado é geralmente utilizado na maioria dos exames com a finalidade exatamente de melhorar essa distinção entre os tecidos sadios e doentes. 

 

Descrição:

  1. Tomografia computadorizada de abdome superior

  2. Tomografia computadorizada de abdome total

  3. Tomografia computadorizada renal

  4. Urotomografia

  5. Colonoscopia virtual

  6. Tomografia computadorizada de pelve

  7. Tomografia computadorizada de tórax e mediastino

  8. Tomografia computadorizada cardíaca e coronariana

  9. Tomografia computadorizada das articulações

  10. Tomografia computadorizada do ouvido

  11. Tomografia computadorizada do crânio

  12. Tomografia computadorizada do pescoço

  13. Tomografia computadorizada de coluna vertebral( cervical/dorsal e lombar)

  14. Tomografia computadorizada com reconstrução em 3D

  15. Punções e biopsias através da tomografia

  16. Drenagem intracavitária guiada pela tomografia

  

Orientações:

  1. Jejum de 4 horas para os exames com contraste endovenoso. Os mais frequentes são: tomografia de abdome/pelve; crânio, tórax, cabeça e pescoço.  Nos exames de abdome e pelve será realizado há também o uso de contraste por via oral (ingestão). Saiba mais:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_de_contraste

  2. Caso você use alguma medicação para diabetes (metiformina) ou alergia a contraste iodado, informe durante a marcação ou ligue para o setor antes de marcar. Você poderá precisar de preparo especial com 24 horas de antecedência.   Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metformina e em http://bjr.birjournals.org/cgi/content/full/76/908/513

  3. Mulheres: Caso você acha que está grávida comunique ao funcionário do setor antes de ser realizado o exame.

  4. Crianças: podem necessitar de anestesia. Leite materno: 4 horas de jejum Outros alimentos: 8 horas de jejum. Se a criança estiver resfriada, terá seu exame remarcado.