SETORES

Os Setores são as unidades do DDI com o objetivo de promover o treinamento, a pesquisa e o ensino das especialidades médicas em imagem, sendo responsável pela atividade dos médicos radiologistas no atendimento o usuário. São relacionadas às áreas de conhecimento nas especialidades atualmente existentes, como Abdome, Cabeça e Pescoço, Mama, Musculoesquelético, Tórax e Neurorradiologia. Para executar estas atividades, os setores se utilizam das Coordenadorias. Os setores são, funcionalmente, os embriões de novas disciplinas na área de Diagnóstico por Imagem.

O setor de Abdome do DDI contribui com atividades assistenciais, ensino e pesquisa clínica, produz com excelência exames de diagnóstico por imagem em ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, radiologia geral e intervencionista.

O setor de Imagem  em  Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia  (ICBO), do DDI contribui com atividades assistenciais, ensino e pesquisa clínica,  conduz  e orienta com excelência  os exames de diagnóstico por imagem em ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, radiologia geral e intervencionista

A radiologia de emergência, na última década, tem-se diferenciado como uma especialidade dentro da radiologia, principalmente no meio acadêmico, atendendo à crescente demanda de exames complementares baseados em imagem, assim como de procedimentos diagnósticos e terapêuticos intervencionistas também guiados por algum método de imagem.

Please reload

Além de formar profissionais especialistas e estudar através de pesquisas científicas as diversas faces de um assunto tão abrangente e complexo, outro objetivo do setor tão importante quanto, é atender ao paciente de forma digna através de um diagnóstico mais preciso na área de sua abrangência, contribuindo assim para uma medicina de melhor qualidade.

Neurorradiologia

Neurorradiologia é uma subespecialidade da radiologia que se foca no diagnóstico e caracterização de anormalidades do sistema nervoso central e periférico, medula espinhal, e cabeça e pescoço. Os métodos de imagem empregados primariamente são a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética.

A radiografia do tórax é um método imagiológico muito utilizado na prática clínica e geralmente o primeiro e único a ser realizado.

Please reload