LIGA ACADÊMICA DE RADIOLOGIA

Histórico

A Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem (LADIM) foi fundada em 2004 pelo Prof. Dr. Jacob Szejnfeld, iniciando suas atividades no mesmo ano, sob a coordenação do Prof. Dr. Samuel Reibscheid. Como preceptores, contou com a colaboração dos doutores Thiago Giansante Abud e Denis Szejnfeld, que ministravam reuniões quinzenais sobre temas diversos de Radiologia. A LADIM encerrou suas atividades no ano seguinte.

Em outubro de 2006, por iniciativa de alunos da graduação, incluindo ex-membros da LADIM, o Departamento de Diagnóstico por Imagem, através da Comissão de Educação Continuada, apoiou a reativação da liga acadêmica, sob novo nome e novo estatuto. Na ocasião, foi realizado o primeiro curso introdutório da Liga Acadêmica de Radiologia (LAR), que iniciou suas atividades – teóricas e práticas – no ano seguinte. Assim, a LAR teve como docentes orientadores os Profs. Drs. Henrique M. Lederman e Sergio Ajzen.

A LAR compõe-se de alunos do 3° ao 5° ano do curso de Medicina e compreende atividades teóricas, práticas e científicas.

No ano de 2006 a LAR contava com 15 alunos, esse número foi crescendo mediante o programa bem estruturado e o comprometimento dos docentes, médicos e residentes do Departamento. Atualmente possui 35 alunos e até a realização do VI Curso Introdutório à Liga Acadêmica de Radiologia em outubro de 2012, possuía 2 alunos do 2º ano, 14 do 3º ano, 8 do 4º ano, 5 do 5º ano e 2 do 6º ano, sendo que 14 alunos permaneceram durante 2 anos consecutivos e 3 estão em seu 3º ano de LAR.

O objetivo da Liga é aproximar o aluno da graduação à Radiologia com assuntos referentes à formação do médico geral, não especialista, porém com um grau de aprofundamento maior do que o curricular do curso médico. A discussão de casos com a participação dos alunos, de maneira informal, é fundamental no aprendizado. Desta maneira, além da aula expositiva convencional, o aluno é estimulado a participar, interagir e refletir sobre os assuntos discutidos.

 

Atividades desenvolvidas

A Liga desenvolve atividades teóricas, práticas e científicas.

As atividades teóricas são realizadas por meio de reuniões semanais (todas as segundas-feiras às 18 horas). O conteúdo programático está organizado em módulos, ministrados ao longo de 2 anos, com ênfase nos métodos de diagnóstico por imagem, suas indicações e limitações e propedêutica da imagem radiológica.

As atividades práticas são realizadas com plantões semanais, nos quais um grupo de até 3 alunos acompanha o residente de Radiologia nas suas atividades durante o plantão, tendo a oportunidade de participar da realização de exames e elaboração de laudos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e radiologia convencional.

As atividades científicas visam estimular o aluno à iniciação e pesquisa científica por meio da elaboração de trabalhos, pôsteres e capítulos de livros, entre outras.

Em 2007, tínhamos apenas um Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Cientifica (PIBIC) aprovado. Em 2008, este número aumentou para 4 e vem se mantendo até o presente.

​Visando estimular a iniciação à docência, a LAR iniciou em 2012 o Projeto de Monitoria em Radiologia, que oferece bolsas de acordo com a disponibilidade de verba da instituição. Os monitores acompanham os alunos nos plantões, esclarecendo dúvidas dos alunos mais novos e servindo como ponte entre os docentes envolvidos e os graduandos membros da LAR. Também apresentam regularmente aulas teoricopráticas sobre o conteúdo visto durante a monitoria. Atualmente a LAR é coordenada pelo Dr. Rodrigo Regacini e pela Profa. Andrea Puchnick.

 

Coordenação e Membros participantes

A LAR é coordenada atualmente pelo Prof. Dr. Rodrigo Regacini e pela Profa. Andrea Puchnick.

Prof. Dr. David Carlos Shigueoka (Docente orientador)

Profa. Andrea Puchnick (Coordenadora pedagógica)

Prof. Dr. Nitamar Abdala (Coordenador)

Prof. Dr. Gilberto Szarf (Coordenador)

Alunos Fundadores

Paula Presti (Acadêmico)

Priscila Salvadori (Acadêmico)

Rodrigo Watanabe Murakoshi (Acadêmico)

 

Membros 2018


André Costa Ferneda

Ariel Van Mandowsky

Beatriz Fuga Rossi Teixeira

Bruna Taborda Bartasevincius

Bruno C. Wolff

Camila Bento Soares

Carlos Alberto Castro Teixeira Junior

Clara Cardoso Franco Avancini

Daniele Franca de Almeida Borges

Deborah Sanches de Oliveira Garcia

Eric Daniel Brito Augusto

Fabiana Medeiros Dutra Reis

Felipe Matos Vidal

Fernando de Nigris Vascancelos

Filipe Nishiyama

Gustavo Tokutsune

Heloisa Yumi Fujiya Sungaila

Isabela S. Maltoni

Isabelle Lopes Passos de Fabbri

Ivan Gustavo do Nascimento dos Santos

Jessica Chiu Hsu

Jose Antonio Ribeiro Taveira

Leonardo Kazunori Tsuji

Licia Bertanha de Lima

Luana Teixeira Maciel

Lucas Kenzo Miyahara

Lumi T. Chaves

Mateus Fernandes Barbosa

Michelle de Oliveira Chagas

Michelle Gioia Coiado Majwski

Patricia Zaiderman Charf

Rafael Viana dos Santos

Rafale Santos Pinheiro

Renato Toshio Murashita Jujiki

Rodrigo dos Santos Neves

Samuel Pugliero

Tatiana Fumie Ishimitsu

Tenzin Konchok Ribeiro de Farias

Thais Livia Kajimura

Thiago Thoshiyuki Honda

Tiago Ferreira Costa

Diretoria da Liga

Presidente: Abraão Elias Neto 

Vice-presidente: Mateus Fernandes Barbosa 

Diretor cientifico: Renato Toshio Murashita Fujiki

Secretário: Ivan Gustavo do Nascimento dos Santos

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Regacini

Docente Responsável: Prof. Dr. David Carlos Shigueoka