GRADUAÇÃO - Tecnologia em Radiologia

Objetivo Geral

 

O Curso de Tecnologia em Radiologia tem por objetivo habilitar o profissional por meio de competências educativas e científicas. Entende-se por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico (MEC,CNE/CP29/2002).

Objetivos Específicos

a) Desenvolver competências profissionais que permitam integrar equipes atuantes na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem no atendimento, nas áreas pesquisa e promoção à saúde.

b) Promover os conhecimentos básicos nas áreas das ciências exatas, biológicas e humanas, necessárias ao desempenho das atividades profissionais em radiologia e diagnóstico por imagem.

c) Capacitar profissionais para o mercado de trabalho em Radiologia e diagnóstico por imagem, para a execução dos exames e organização das equipes em radiologia convencional, digitais e exames contrastados.

d) Desenvolver conhecimento tecnológico nas áreas de tomografia computadorizada e ressonância magnética, tanto nos seus aspectos técnicos como na gestão dos processos relacionados à sua execução.

e) Promover competências relacionadas à gestão de pessoas no ambiente de trabalho e relacionamento com o cliente.

f) Propiciar noções de metodologia de pesquisa e ensino, permitindo a ampliação da atividade profissional na área acadêmica.

 

Principais Unidades Curriculares

 

Anatomia Radiológica, Princípios da formação das imagens, Gestão e legislação em Radiologia, Física Radiológica, Proteção Radiológica, Radiologia Convencional e mamografia, Radiologia Digital, Enfermagem, Medicina Nuclear, Eletro magnetismo aplicado a RM, Agentes de Contraste, Ultrassonografia, Densitometria óssea, Angiografia Digital – Intervencionista, Radiologia Contrastada, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Radioterapia. Estágios em: Radiologia Convencional, Radiologia Contrastada, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Radioterapia, Medicina Nuclear