Física Médica

A Coordenadoria de Física e Higiene das Radiações (CFHR), foi criada em 1985 e atua na assistência às demais coordenadorias do DDI, especificamente no Controle de Qualidade dos equipamentos radiológicos e na Garantia de Qualidade dos serviços que envolvem o uso da radiação. Objetiva a otimização das doses de radiação em beneficio dos pacientes, "trabalhadores" e da população em geral.


O laboratório de Qualificação de Imagens Médicas - QualIM - da Coordenadoria de Física e Higiene das Radiações possui a infra-estrutura para análise da qualidade das imagens radiológicas, bem como para o treinamento de especialistas na área da radiologia.

Dispõe de um software dedicado e com recursos de manipulação de imagem para avaliar o desempenho dos profissionais na detecção de sinais na imagem que podem sugerir lesões existentes na mama.

Propõe um treinamento dinâmico aos profissionais, experientes ou não, com imagens selecionadas de um banco de dados e imagens classificadas segundo a padronização BI-RADS©, geradas em diferentes sistemas digitais. Utiliza imagens clinicas com diferentes graus de complexidade o que permite incentivar o leitor a alcançar melhor desempenho.