ESPECIALIZAÇÃO

Perfil do Aluno

A área de Diagnóstico por Imagem está em constante inovação. O curso de especialização em Diagnóstico por Imagem corresponde à continuação da Residência Médica em que, para cada especialidade, um número restrito de alunos terá o privilégio de estar em contato com o dia-a-dia da área e poderá aprofundar o conhecimento.

 

Serão duas vagas na especialidade de Medicina Interna, abrangendo os diversos métodos das subespecialidades Tórax e Abdômen, com ênfase nos métodos axiais e distribuição da carga horária equivalente entre ambas.

OBJETIVOS
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

  • Interpretar a indicação do exame de radiologia convencional e contrastada, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiotomografia e PET-CT em suas diferentes aplicações para cada área específica.

  • Diferenciar os princípios físicos da formação da imagem em radiologia convencional e contrastada, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiotomografia e PET-CT e quais as situações que facilitam e as que dificultam sua aplicação para cada área específica.

  • Identificar a anatomia das diferentes áreas de suas aplicações.

  • Reconhecer os princípios patológicos com expressão de imagem em cada área de aplicação do exame.

  • Indicar e realizar / orientar a realização com destreza os exames nos diversos segmentos.

  • Formular relatórios dos exames com sequência lógica e exatidão.

  • Utilizar com habilidade os diferentes tipos de equipamentos disponíveis, sempre com base científica.

  • Documentar os exames utilizando os recursos tecnológicos do PACS destacando corretamente as áreas de maior interesse.

  • Orientar os pacientes e auxiliares quanto ao preparo dos exames.

  • Conhecer a padronização de laudos e os diferentes tipos de modalidades de documentação do exame.

  • Valorizar e considerar a assistência global ao paciente (físico, mental e social), indivisível.

  • Valorizar e respeitar a relação médico-paciente, considerando sempre o cuidado nas informações a serem passadas ao cliente.

  • Estimular e promover a produção científica nas diversas modalidades de aplicação dos métodos de imagem.

  • Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de Pós-graduação Lato Sensu em Diagnóstico por Imagem.

 

Médicos, profissionais de saúde e profissionais que comprovadamente atuem ou desenvolvam projetos na área de saúde.
Médicos radiologistas interessados em especialização nas áreas acima.

Pré-requisitos: ter concluído residência médica /aperfeiçoamento de pelo menos 3 anos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem acreditado pelo CBR e MEC.

Programa

Diagnóstico por Imagem do Abdôme

Coordenador: Prof. Dr. Giuseppe D Ippolito, Prof. Dr. David Carlos Shigueoka

Carga Horária: 1008 Práticas e 432 Teóricas

Vagas: 4

Programa Resumido: 

Utilização de técnicas avançadas em exames contrastado e preparos selecionados para estudos contrastados, curso:US Doppler, aplicação limites intra operatórios, identificação do nódulo hepático e pancreáticos, US e TC intervencionista, pulsões drenagens dirigidas, RM, aplicações limites vantagens, protocolos, revisão de relatório, reunião da especialidade, aulas no DDI, participação em jornadas e congressos, apresentação de trabalho e publicação. Obs: Aulas serão ministradas manha e tarde.

Diagnóstico por Imagem em Cabeça e Pescoço

Coordenador: Prof. Dr. Helio Kiitiro Yamashita

Carga Horária: 672 Práticas e 288 Teóricas

Vagas: 4

Programa resumido:

Raio X convencional e contrastado, Ressonância Magnética, US Doppler, Tomografia Computadorizada, Revisão de laudo com os residentes do setor, seguimento de casos interessantes, reuniões com as disciplinas, de otorrinolaringologista e oftalmologia. Participação em congresso, jornada em simpósios. Apresentação de trabalhos e publicação de revistas indexada..

Diagnóstico por Imagem em Mama

Coordenador: Dra. Giselle Guedes Netto de Mello

Carga Horária: 672 Práticas e 288 Teóricas

Vagas: 1

Programa Resumido:     
Utilização de técnicas avançadas em exames contrastado e preparos selecionados para estudos contrastados, curso:US Doppler, aplicação limites intra operatórios, identificação do nódulo hepático e pancreáticos, US e TC intervencionista, pulsões drenagens dirigidas, RM, aplicações limites vantagens, protocolos, revisão de relatório, reunião da especialidade, aulas no DDI, participação em jornadas e congressos, apresentação de trabalho e publicação. Obs: Aulas serão ministradas manha e tarde.

Diagnóstico por Imagem Músculo Esquelético

Coordenador: Prof. Dr. Artur da Rocha Correa Fernandes

Carga Horária: 672 Práticas e 288 Teóricas

Vagas: 4

Programa Resumido:     
Espondilopatias inflamatórias e degenerativas, osteoporose, Hérnia de disco, tumores ósseos, Infecções, artropias inflamatórias e degenerativas, doenças metabólicas, lesões traumáticas, revisões de laboratórios, reuniões do setor, aulas no DDI, participação em Congresso, Jornada, simpósio, apresentação de trabalho e publicação de artigos em revistas indexadas..

Diagnóstico por Imagem em Pediatria

Coordenador: Prof. Dr. Helio Kiitiro Yamashita, Prof. Dr. David Carlos Shigueoka

Carga Horária: 1008 Práticas e 432 Teóricas

Vagas: 2

Programa Resumido:     
O curso está dividido em diversas partes como: Cabeça e Pescoço; Digestivo; Músculo Esquelético; Neurorradiologia; Radiologia Convencional e Exames Contrastados; Ressonância Magnética; Tomografia Computadorizada; Tórax; Ultrassonografia e Color Doppler, liberando junto ao residente, participando de reuniões científicas, aprimorando os seus conhecimentos dentro da área adulto, pediátrico com docentes e técnicos administrativos.

Neurorradiologia Intervencionista

Coordenador: Prof. Dr. Nitamar Abdala, Prof. Dr. Jose Roberto Falco Fonseca

Carga Horária: 840 Práticas e 360 Teóricas

Vagas: 1

Programa Resumido:     
Formação e capacitação profissional em Neurorradiologia Intervencionista, incluindo procedimentos endovasculares e percutâneos do sistema nervoso central.

Please reload

Diagnóstico por Imagem em Neurologia

Coordenador: Prof. Dr. Nitamar Abdala, Dr. Luis Antonio Tobaru Tibana

Vagas: 6

Programa resumido:

Princípios e indicações dos métodos de Neuroimagem; Protocolos e algoritmos dos procedimentos neurorradiológicos em TC, RM e Angiografia Digital; Protocolos especiais de TC e RM; Técnicas avançadas em RM ; Procedimento neuro vascular diagnostico; Pós- processamentos de imagens neurológicas e estudos das principais doenças em neurologia. Obs: Aulas serão ministradas tanto manhã quanto tarde.

Diagnóstico por Imagem em Radiologia Intervencionista

Coordenador: Prof. Dr. Sergio Aron Ajzen, Dr. Hugo Alexandre Sócrates de Castro

Carga Horária: 840 Práticas e 360 Teóricas

Vagas: 3

Programa Resumido:     
Realização de Biopsia randômicas e de nódulos, unção ou drenagem de coleções, alcoolizações de HCC; Biopsia tipo core em crianças e adultos, biopsia de enxerto renais e drenagem de abscessos; Realização de PAAF e punção de cisto guiados por ultrassom; Realização de drenagem e alcoolizações de cistos renais, abscessos, nódulos HCC e plexo celíaco; Analise e realizações de exames guiados por ultrassom; tratamento de doenças circulatórias dos vasos sanguíneos, arterial ou venoso. Obs: aulas serão ministradas manha e tarde.

Diagnóstico por Imagem em Tórax e Cardiovascular

Coordenador: Prof. Dr. Gilberto Szarf, Dr. Carlos Verrastro

Carga Horária: 504 Práticas e 216 Teóricas

Vagas: 1

Programa Resumido:     
Curso voltado para radiologistas geral que pretende aprimorar seus conhecimentos em radiologia torácica e curso:cardiovascular. Processo didático por meio de aulas teóricas e discussão de artigos, compreendendo a maior parte das doenças do sistema respiratório e cardiovascular, parte pratica exercida por meio de elaboração de laudos preliminares que serão revisados por um dos médicos com vinculo oficial ao setor de radiologia torácica do Departamento de Diagnostico por Imagem da UNIFESP e pela participação de reuniões multidisciplinares dentro da instituição. Pretende-se ainda introduzir conceitos e estimular a pesquisa cientifica, o curso pretende ainda suprir uma necessidade da instituição formando médicos radiologistas na área especifica de radiologia torácica, para melhorar a assistência aos paciente.

Please reload