Diagnóstico por Imagem - Adulto

Apresentação

Apesar do reconhecido impacto que a descoberta dos raios-X tiveram na evolução das Ciências, o tão rapidamente reconhecido risco da radiação ionizante confinou os serviços de radiologia às áreas menos privilegiadas dos hospitais.

Nas últimas décadas, temos vivenciado e testemunhado uma nova revolução. O advento da ultra-sonografia, da tomografia computadorizada, da medicina nuclear, da radiologia intervencionista e da ressonância magnética ampliou e modificou de forma significativa o diagnóstico médico por imagem. A ampla aplicação dos novos métodos de imagem nas diversas áreas do conhecimento médico tornou necessária a concentração de conhecimentos e informações em áreas ou setores por sistemas, alcançando-se, desta forma, uma melhor qualificação dos radiologistas.

Os benefícios obtidos com a oferta de diagnóstico por imagem de qualidade para o manuseio de pacientes e detecção de doenças são sentidos por toda comunidade médica, e representam um atalho ao atendimento e tratamento ao paciente, fazendo com que um bem estruturado serviço de diagnóstico por imagem seja o cartão de visitas mais visível em significativo número de instituições médicas.

Acompanhar a evolução, formar os novos profissionais, difundir o espirito crítico e o conceito de qualidade do diagnóstico por imagem, pesquisar e desenvolver novas técnicas são os objetivos da Disciplina de Diagnóstico por Imagem.