Bases de Dados

BVS – BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE

Acesso Livre

BVS é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação*

 

objetivo - o acesso ao conhecimento científico atualizado em saúde.

Opera como uma rede de produtos e serviços na Internet, de maneira a atender às necessidades de informação em saúde de autoridades, administradores, investigadores, professores, estudantes, profissionais e público em geral.

Scielo

Acesso Livre

SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

 

O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos.

O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.

 

O site da SciELO é parte do Projeto FAPESP/BIREME/CNPq e um dos produtos da aplicação da metodologia para preparação de publicações eletrônicas em desenvolvimento, especialmente o módulo de interface Internet.

DeCS

Acesso Livre

DeCS é a sigla de Descritores em Ciências da Saúde, e MeSH a sigla de Medical Subjects Headings.

O DeCS é uma tradução ampliada dos descritores MeSH, para português e espanhol.

 

Utilize o DeCS para pesquisar os descritores de assunto e compor sua estratégia de pesquisa.

WebQualis

Acesso Livre Via Proxy

Como a produção intelectual do programa na área Medicina II é avaliada essencialmente por meio de artigos completos em periódicos científicos, o Qualis Periódicos é o referencial de análise da qualidade das publicações.

Scopus

Acesso via Portal Capes

O Scopus é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 16.000 títulos de periódicos, mais de 1.200 revistas de livre acesso, mais de 500 anais de conferências (de mais de 70 sociedades importantes como IEEE, ACM, IEE, SPIE), mais de 650 publicações comerciais e mais de 315 séries de livros.

O Scopus não relaciona termos, só busca o que for digitado. As possibilidades de pesquisa são bastante ampliadas com o uso dos símbolos de truncagem, dos operadores booleanos e operadores de proximidade.

 

Proporciona informação estatística baseada nos resultados recuperados e informa o índice h (índice que utiliza por base o número de artigos publicados por um cientista e a freqüência que estes artigos são citados por outros cientistas).

Apresenta gráficos ilustrando o número de publicações por ano e o número de citações recebidas por ano.

Os dados desta tabela podem ser impressos, enviados por email ou salvos.

Web of Science

Acesso via Portal Capes

O Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 9.200 títulos de periódicos. Pode ser utilizado para uma pesquisa de alta qualidade, associando registros, buscando por autores relevantes na área de interesse, por referência citada, recebendo alertas de publicação para assuntos, publicações ou autores, processando os resultados de uma busca e salvando-os ou enviando-os por email, salvando o histórico de buscas, entre outras possibilidades.

Proporciona informação estatística baseada nos resultados recuperados e informa o índice h (índice que utiliza por base o número de artigos publicados por um cientista e a freqüência que estes artigos são citados por outros cientistas).

Apresenta gráficos ilustrando o número de publicações por ano e o número de citações recebidas por ano.

Os dados desta tabela podem ser impressos, enviados por email ou salvos.

JCR - Journal Citation Report

Acesso Via portal Capes

Verificar o Fator de impacto da revista, se ela é reconhecida na comunidade acadêmica de sua especialidade.

Total de citações – apresenta o número total de vezes em que o periódico foi citado por todos os periódicos indexados pelo ISI - Institute for Scientific Information

 

Fator de impacto do periódico – é a média entre o número de artigos citados publicados nos dois anos anteriores ao ano corrente e o número total de artigos publicados nesses mesmos anos

UPtoDATE

Acesso livre via Proxy.

Uptodate é uma fonte de informação na área da saúde, baseada em evidências médicas revisadas, dedicada à síntese de conhecimentos para utilização de médicos e pacientes.

 

Fornece informações aos clínicos de como tratar adequadamente seu paciente.

PUBMED

Acesso Restrito

A MedLine é o maior componente do PubMed e principal base de dados da National Library of Medicine (NLM).

 

Contém mais de 17 milhões de referências de aproximadamente 5.400 periódicos biomédicos publicados nos Estados Unidos e em mais 80 países.

 

Cobre o período de 1948 até o presente.

 

A maioria dos registros é proveniente de fontes na língua inglesa (cerca de 90%) e todos os resumos estão em inglês.

Please reload